Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

7 dicas de limpeza da casa para evitar doenças causadas por poeira e umidade


Data: 22-06-2018



Foto Bigstock

Abrir a casa e tomar cuidado com detalhes da limpeza são atitudes necessárias para controlar as doenças respiratórias no inverno. Foto: Divulgação

Confira dicas simples para manter a limpeza, eliminar a poeira e fugir das doenças respiratórias no período do ano em que é mais difícil lidar com os afazeres domésticos


Para os que sofrem de alergia e problemas respiratórios, o inverno é uma das piores épocas do ano.O aumento da umidade do ar, somado à falta de incidência de luz, torna o ambiente propício para a proliferação de ácaros e mofo, grandes causadores das crises de asma, rinite e sinusite.

Doenças respiratórias podem ser prevenidas com a limpeza correta da casa. Foto: Bigstock

Para evitar essas e outras doenças, é fundamental a atenção para a limpeza e cuidado com os ambientes da casa, que também tende a ficar mais fechada por conta do frio.

O especialista João Pedro Lúcia, coordenador técnico da rede Maria Brasileira, que presta serviços de limpeza e cuidados domésticos em todo o país, deu algumas dicas para a reportagem da HAUS para realizar a limpeza e manutenção da casa no inverno.

1) Mantenha os ambientes abertos para receber luz solar: aproveite as horas do meio da manhã até o meio da tarde, quando o sol brilha com mais força e deixe portas e janelas um pouco abertas.

2) Esteja atento às infiltrações nas épocas de chuva, já que podem causar mofo: fazer reparos em fissuras e rachaduras é essencial para minimizar a ação do mofo em casa.

3) Proteja o colchão e travesseiros com capa para evitar ácaros: essas capas precisam ser lavadas periodicamente para manter a umidade longe.

4) As cortinas devem ser lavadas com frequência e, no caso de persianas, devem ser limpas com um pano úmido de preferência diariamente. Na impossibilidade de manter essa limpeza diária faça com o máximo de frequência possível.

5) A limpeza de sofás deve ser feita a seco, preferencialmente com aspirador de pó, para que a sujeira não se espalhe em cantos escondidos. Além disso, o aspirador de pó evita que as particular de poeira pairem pelo ar.

6) A limpeza dos tapetes também é crucial, especialmente nesse período. Mais uma vez é recomendado o uso do aspirador para que a poeira não se espalhe.

7) E aquela poeira que fica acumulada nos ventiladores e filtros do ar condicionado merece especial atenção.


Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/organizacao/7-dicas-de-limpeza-para-evitar-doencas-respiratorias/


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266