Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Shopping de Taubaté terá soluções sustentáveis


Data: 27-07-2011


Via Vale Garden Shopping vai implantar várias alternativas “verdes”, entre elas, a utilização de sistema de termo acumulação, que reduz custo com energia elétrica, um dos principais vilões de consumo. Previsto para ser inaugurado em 2012, as obras do Via Vale Garden Shopping, empreendimento desenvolvido pela Tenco Realty na cidade de Taubaté (SP), iniciou, neste mês de julho, sua segunda etapa. Passada a terraplenagem e o processo de fundação, as obras começam agora a instalação das estruturas metálicas. Entre os diferencias do projeto, o conceito Garden que busca alternativas para tornar sustentável a construção do empreendimento. Dentro deste conceito, uma das opções “verdes” do Via Vale Garden Shopping será a utilização do sistema de termo acumulação para o ar condicionado, um dos principais responsáveis pelo consumo de energia dos shoppings.

“Este sistema utilizará tanques de água gelada que armazenarão carga térmica durante a madrugada, onde o custo de energia é extremamente baixo. Esta reserva será aproveitada nos horários de ponta, em que o custo de energia é mais alto”, explica o diretor de obras da Tenco Realty, Adriano Tupy. Ele destaca ainda que a expectativa é que esta ação gere uma economia de até 13%. Além do uso racional de recursos naturais, como a água, o sistema irá diminui as despesas e ainda aumentar a atratividade do negócio. Segundo o Diretor, com isso, quem ganha é o empreendimento, o lojista e, claro, o consumidor que não terá este custo embutido nos produtos ou serviços. Já que o custo com energia nos shoppings centers pode atingir até 45% dos seus custos condominiais.

O Via Vale Garden Shopping terá outras alternativas sustentáveis como um projeto arquitetônico que favoreça a iluminação natural durante o dia, aproveitando ao máximo a luz do sol e diminuindo os gastos com luminosidade artificial. Utilizará também vidros de controle solar para redução de custos de energia e maior eficiência do sistema de climatização. Uso de pavimento intertravado com grama no estacionamento permitindo maior permeabilidade do solo desonerando assim o sistema de drenagem urbana e diminuindo a chance de enchentes e alagamentos. Planta arquitetônica inteligente permitindo o prolongamento dos horários de funcionamento dos restaurantes do shopping sem a necessidade de manter o sistema de ar condicionado principal ligado. E controle gradativo da iluminação do estacionamento gerando ainda mais economia de energia.

A diretora da Tenco Realty, Adriana Gribel, revela que a sustentabilidade é o norte para estas ações. “O que propomos para todos os nossos empreendimentos, através do conceito Garden, é soluções práticas que poderão minimizar os impactos.”. A diretora reforça ainda que todas estas medidas estarão atreladas a qualidade e conforto. “Na visão do consumidor, isso demonstra um shopping preocupado com o cliente, e, mais do que isso, preocupado com o todo. O consumidor brasileiro está cada dia mais valorizando as ações que tenham impacto no ambiente e na vida deles, direta ou indiretamente”.

Fonte: Diário de Taubaté


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266